Ismael – Um Romance da Condição Humana

É difícil supormos algo que de tão óbvio diante de nós ainda assim esteja totalmente imperceptível. E é sobre uma dessas questões que este livro trata. A surpresa que Ismael – Um Romance da Condição Humana nos causa é admirável sob vários aspectos. Não fazemos a mínima idéia de que esse livro tem uma revelação tão lógica, profunda e tocante. Por isso, pelo que traz, justificado é seu sucesso em diferentes países e em diferentes faixas etárias, desde que foi lançado em 1975 pelo brilhante Daniel Quinn.

Situando o princípio da nossa história, enquanto civilização, por ocasião da revolução agrícola, aponta onde foi que começamos a nos desviar do que deu certo até aquele momento para inúmeras sociedades na face da Terra, e nos mostra com a riqueza de um diálogo inteligente os detalhes disso.

Todo o livro é uma conversa entre um gorila e um ser humano, um aprendiz que atende a um anúncio de um jornal e se vê numa aventura intelectual e existencial durante horas distribuídas em diferentes dias, por ocasião dos encontros com o gorila, Ismael, criatura de uma sabedoria inigualável.

Especialmente nesses tempos sem rumo que o mundo atravessa, este livro representa uma base de reflexão sem igual, porém dentro de um formato espontâneo, pois não é um ensaio, mas uma fábula, uma encenação, digamos assim.

Nosso estilo de vida, as idéias-base que tanto valorizamos, nossas instituições, nossos comportamentos, as entranhas de tudo isso nos ficam à mostra, revelados que são os motivos mais profundos. Descobrimos um outra história por trás das versões oficiais que já tanto nos saturaram.

Virou filme (Instinto) com Antony Hopkins e Cuba Gooding Jr.

______________________________________

Anúncios

Esteja à vontade para comentar, desde que respeitosamente.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s