MELHORANDO O HÁBITO DA LEITURA (Webston Moura)

Particularmente, acredito estarmos em um tempo onde o hábito de ler está seriamente em apuros, e um dos principais motivos é, exatamente, o excesso de informação. Não me refiro somente à informação numa compreensão unilateral, única, singular, particularizada, mas em sentido amplo: todo tipo de estímulo que recebemos, seja independente ou não da nossa vontade. Sobretudo, o que chamo de “cultura da distração” pode ser considerada, ao lado do tarefeirismo louco, um atrapalho ao hábito da leitura. Por força da verdade, tenho também que incluir a internet como uma das coisas que, se utilizada em excesso, torna-se uma das principais distrações para leitores e possíveis leitores. Que fazer?

Sentimos no corpo, através de sensações, padrões emocionais, alterações dos ritmos de respiração e de ânimo, dentre outros sintomas, o que nossa parte mais sutil, digamos assim, nossa alma/mente, processa e lhe “trasmite”. Muitas vezes sentimo-nos cansados, exauridos em nossas vitais energias e isso impede um melhor ânimo e uma melhor atenção/concentração para uma leitura mais eficiente e mais prazerosa.

Por experiência, sei que a solução, ou parte dela, consiste, primeiramente, num caminho que até nos distancie dos livros, para que depois retornemos aos mesmos. Proponho uma “receita” para isto. Qual?

Passear, andar a pé, gastar mais tempo em lugares abertos e ventilados, espairecer, frequentar praças e parques calmos, zona rural, tomar de rio (ou de mar), praticar um pouco de exercício, evitar conversas chatas e problemáticas, ficar mais longe do computador e da televisão, reciclar a dieta, andar de bicicleta, enfim, oferecer ao corpo (aos sentidos, aos músculos, à consciência), possíveis e gratuitos vôos, demoras, pausas. Não é, necessariamente, diversão, pois não envolve entretenimento no sentido de se gastar dinheiro em farras com turmas em baladas e churrascos, mas, sim, e mais, em soltar-se a si, desamarrar-se da rotina e descarregar os pesos desnecessários. Se o corpo se alivia, a mente se expande ― até para a leitura.

Já no início desse processo, que envolve uma decisão e um pouco de disciplina, a pessoa pode fazer uma pequena lista do que deseja ler, uns dez livros. Depois, escolhe dois ou três dessa lista e, com um bom dicionário e um bloco de anotações ao lado, começa a leitura. Trinta páginas do primeiro livro, vinte ou trinta do segundo, e por aí vai, alternando, dia a dia, até concluir os primeiros livros. Mas não se pense que as atividades anteriores devem parar (os passeios, os arejamentos da mente e do corpo). Pelo contrário: combinam-se os movimentos “de fora” com os “de dentro”, ou seja, se a leitura, mesmo que prazerosa, concentra, é preciso, depois, “desconcentrar” a si nas expansões que o corpo pode e pede.

Um ponto também importante quanto a melhorar o hábito da leitura é ter um ambiente agradável, calmo, bem iluminado, silencioso. Não precisa ser luxuoso, mas limpo e aconchegante. Por fim, relembro que precisamos evitar a “cultura da distração” (consumismo, relações vazias, objetivos vulgares, obsessão por dinheiro, etc). A “cultura da distração’ é o grande inimigo da leitura e de muitas outras boas coisas. Disfarçada até de cultura libertadora, nos engana até o momento em que nos perguntamos sinceramente acerca das nossas prioridades. Quais?

Cuide-se bem e leia mais!

No site “Livros e Afins”, encontrei um bom texto sobre o assunto:  “Volte a ler”
____________________________________________________
Fonte da imagem:  Carl Skånberg (Wikimedia Commons)
_________________________________________________________

Anúncios

Esteja à vontade para comentar, desde que respeitosamente.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s