‘Mãe, lê pra mim” – A IMPORTÂNCIA DE LER PARA OS FILHOS (Webston Moura)

Leia para os teus filhos! É sabido que filhos de pais leitores têm maior probabilidade de seguir o mesmo caminho. Mais ainda, é sabido que ler para os filhos, pequeninos que o sejam, é um enorme incentivo para que eles se tornem, pouco a pouco, leitores, pessoas interessadas no universo dos livros, portanto no mundo do conhecimento.

Ah, você não gosta de ler? Desenvolva o hábito, comece, tome incentivo, informe-se sobre a importância disso, sobretudo, compreenda que ler é ser cidadão/ã, é escapar de ser “boi” dos outros, é dar a si imensas possibilidades de crescimento, de portas, de idéias, de visões sobre muita coisa.

E você sabe quem é essencial ao desenvolvimento do hábito da leitura em crianças? A mãe. Mais que o pai, a mãe. Há na figura materna algo que demarca uma diferença pró-leitura na vida da criança. Quem diz isso é uma pesquisa do Instituto Pró-Livro realizada durante a XIV Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro, cujo mote foi “Mãe, lê pra mim!”

Segundo a pesquisa, um em cada três leitores tem lembranças da mãe lendo algum livro e 49% deles tem na mãe sua grande incentivadora no processo de ler por prazer. Entre as crianças de 5 a 10 anos, 73% citam as mães como quem mais as estimularam a ler.

Durante os dez dias de evento, o IPL captou em seu estande e nas ruas da bienal depoimentos em vídeo de mães e mulheres que estimularam a leitura na vida de alguém, e de pessoas que foram influenciadas e aprenderam a ler por prazer. Os depoimentos serão disponibilizados no site do Instituto Pró-Livro e serão editados para a produção de um vídeo que será usado em campanhas de estímulo à leitura, com possíveis inserções nas mídias escrita, falada e televisionada. As gravações no estande aconteceram aos sábados e domingos, às 11h e às 15h. No entanto, a equipe de filmagem percorreu toda a bienal à procura de “protagonistas da leitura”.

A matéria completa você acessa ”aqui”.

Mas, por esse detalhe de ser a mãe uma força especial, os pais não deixem de cumprir o seu papel. Hoje é preciso muito cuidado com os filhos, pois cada vez mais as drogas e a violência tem se apossado deles.

Leia para os teus filhos!

________________________________________________

Anúncios

3 pensamentos sobre “‘Mãe, lê pra mim” – A IMPORTÂNCIA DE LER PARA OS FILHOS (Webston Moura)

  1. É muito bom ler artigos como este quando a realidade da maioria dos pais e mães é “faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço”. O que é dito aqui se aplica a qualquer aspecto da educação dos filhos. Não é coerente esperar que o filho procure resolver seus conflitos por meio do diálogo quando o fazemos por meio da violência. Não podemos esperar fazer da criança um cidadão consciente se jogamos o lixo pela janela do carro, por exemplo. E, evidentemente, não podemos formar leitores se nós mesmos não somos leitores. A educação se fará sempre por meio do exemplo, muito mais do que por meio do discurso. É isso. Parabéns, Webston, pela clareza com que você expõe essa verdade ao leitor. Um grande abraço.

    • Valeu, Sérgio! Você é professor e é muito consciente da prática, além de ser um ativista cultural (blogueiro divulgador de boa música) abnegado, um que luta nesse Brasil ainda muito injusto. Grande abraço!

  2. Pingback: ‘Mãe, lê pra mim” – A IMPORTÂNCIA DE LER PARA OS FILHOS » TRIPLO II

Esteja à vontade para comentar, desde que respeitosamente.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s