AS SUTILEZAS DE LUCIANO BONFIM (Webston Moura)

Aliterar versos 20/60 + alguns instantâneos - Luciano Bonfim
Aliterar versos 20/60 + alguns instantâneos – Luciano Bonfim

Não duvide das sutilezas de Luciano Bonfim em seu pequeno (no formato) Aliterar versos 20/60 + alguns instantâneos (Expressão Gráfica e Editora, 2013). Um mimo em dois passeios: o primeiro dado em composições de três versos; e o segundo um conjunto que chamaríamos de microcontos ou, com muita liberdade, de impressões poéticas disfarçadas de prosa rápida e leve. Como se não bastasse, até o layout fechou perfeitamente com o conteúdo, bonitos os dois. Posto que os títulos das composições da primeira parte são proporções fracionárias que partem do que o título do livro propõe (20/60), confesso meu desejo de buscar (ou inventar) outras sutilezas (relações a mais) nos versos e na forma como estão dispostos (que será que Luciano quis dizer com isto, amigos? Só lendo!). Disponibilizo a seguir um aperitivo aos (futuros) leitores:

 

4/12

Pardais pairam paralelos
Flores flagram flerte
Borboletas buscam benesses

 

17/51

Gula: gostar gostando
[Absorver até antes]
Depois: degustar, demorar….

INSTANTÂNEO/07
[ÀS NOSSAS EXPENSAS]

Meu avô cria porcos, carneiros e galinhas. Parte da família vive da morte desses animais. Na madrugada, nos instantes que antecedem aos golpes certeiros, prolongam-se berros e ganidos pela rua. Apesar do aspecto trágico do rito, meus tios, a cavaleiro, fumam e riem em cena. Acredito que os vizinhos nunca se acostumarão àquela situação, muito menos ao mau cheiro das vísceras e do sangue derramado, contudo nada dizem, tendo em vista, praticamente viverem às nossas expensas.

_______________________
Luciano Bonfim nasceu em Crateús/CE e vive em Sobral/CE. Professor da Universidade Estadual do Vale do Acaraú – UVA. Mestre em Educação pela FACED/UFC. Publicou Dançando com sapatos que incomodam [2002]; Beber água é tomar banho por dentro [2006] e Móbiles – hestórias e considerações [2007]. Possui contos e poemas publicados em diversos sites, blogues, revistas e antologias literárias. Em 2010 foi selecionado pelo programa Bolsa Funarte de Criação Literária/Funarte MinC, onde desenvolveu o projeto Caminhos do Sol [livro e exposição de fotografia]. Possui três livros no prelo [Dispersões, As aventuras de Leôncio e Caracol e outros poemas para crianças] e um CD de músicas infantis [O sonho da girafa] em processo de gravação. Integra o grupo Permanência Provisória de Teatro.